Curriculum Vitae Português, 5 dicas para o tornar mais atraente


Para criar um Curriculum Vitae em Português, ou noutra língua, não existem regras definidas mas há modelos estabelecidos. Vamos ver exemplos de Curriculum Vitae que podem ser mais atraentes.

O modelo Europass ou os que várias empresas ligadas a esta atividade permitem utilizar, auxiliando o preenchimento, pode ser uma forma fácil de fazer, mas é um padrão muito usado.

Parece ser uma boa prática não seguir um modelo muito vulgarizado. Adotar uma arquitetura que possa ser personalizada à medida do interesse e gosto pessoal de cada um pode fazer a diferença.

É natural que o curriculum de um profissional de design, conhecedor de ferramentas artísticas, possa ter uma vertente mais criativa.

Mas, para os que não estejam habituados a utilizar tecnologias de design o Word e as suas opções básicas são o suficiente.

Para tornar o seu curriculum mais atrativo aqui deixamos cinco dicas.

Curriculum Vitae Português, o Conteúdo

Usar parágrafos curtos torna a leitura mais fácil e clara.

Usar títulos e subtítulos permite dar uma forma mais organizada.

Usar o negrito para chamar a atenção de pontos muito específicos, que sejam importantes referenciar, mas não os utilizar em excesso.

Usar espaços em branco entre parágrafos.

Não podemos esquecer que normalmente um recrutador pode ter que ler dezenas de currícula.

Assim, com sorte, cada um dos candidatos tem muito pouco tempo para captar a sua atenção. Por isso por melhor que seja a sua experiência para o lugar, precisa de 20 ou 30 segundos para prender a atenção do leitor e levá-lo a continuar a leitura do seu curriculum.

O curriculum vitae é um meio de captar a atenção do recrutador. A sua finalidade é atrair o leitor e transmitir a mensagem de forma interessante e fácil.

Como dizia, o Comendador Marques de Correia, no Expresso de 3/10/2020, o modelo “Lusopass” é “dirigido para as pessoas que fazem pouco ou nada, salvo estarem nas redes sociais a socializarem (como é próprio) …”. Não é seguramente o nosso caminho.

Utilizar Fontes de Fácil Leitura

Para criar o curriculum vitae pode optar por diversas fontes. Contudo, tenha em conta que deve só utilizar fontes que sejam fáceis de ler.

No exemplo seguinte utilizamos a fonte Cambria para os textos, embora o Times New Roman seja uma boa alternativa por ser bem legível.

Para os títulos podemos a usar a mesma fonte, mas pode ter mais de impacto se a alterarmos. No entanto, deve evitar as sem serifa, isto é, as que não tenham o fim das hastes das letras, traços ou prolongamentos. Exemplos destas fontes são o Arial, Arial Black ou Franklin Gothis Medium.

Comparemos então estas duas hipóteses.

No primeiro exemplo de curriculum vitae em português usamos sempre a mesma fonte, Cambria, quer em texto quer em títulos.

Fig. 1 Exemplo de Curriculum Vitae com Fonte Cambria
Fig. 1 Exemplo de Curriculum Vitae com Fonte Cambria

No exemplo de curriculum vitae a seguir utilizamos, nos títulos e subtítulos, a fonte Arial Black e, no texto, a Times New Roman.

Fig. 2 Curriculum Vitae com Arial e Times NR
Fig. 2 Curriculum Vitae com Arial e Times NR

Qual parece ter mais impacto visual, melhor leitura e evidenciando os pontos mais relevantes?

Utilizar Tabelas para a Apresentação do Percurso Profissional

Já tínhamos abordado esta possibilidade, substituindo o texto mais corrido e deixando de parte as listas com marcas ou números e com avanços ou recuos das margens do texto.

Vejamos primeiro um exemplo em que criamos um curriculum vitae utilizando a formatação com marcas, sem utilizar tabelas.

Fig. 3 Curriculum com Tabulações e Marcas
Fig. 3 Curriculum com Tabulações e Marcas

Em vez deste tipo de formatação podemos utilizar uma tabela para a descrição da experiência profissional, utilizando cada coluna para descrever a função, a empresa, a data e as realizações.

O exemplo seguinte utiliza uma tabela para a descrição do percurso profissional e com a fonte Calibri.

Fig. 4 Curriculum com Tabela e Logos, Fonte Calibri
Fig. 4 Curriculum com Tabela e Logos, Fonte Calibri

Utilizar Logótipos das Empresas ou Instituições Onde Trabalhou

Utilizando os logótipos das empresas com quem colaborou, por onde passou, pode ser uma forma de dar um pouco mais de dinamismo ao Curriculum. A linguagem visual leva as pessoas a imaginar-se no contacto em causa.

Se quiser utilizar esta possibilidade recomenda-se que a imagem do logótipo tenha uma resolução razoável para poder ser bem visualizada quando o curriculum for impresso.

Se a imagem for retirada do site da empresa é possível que a resolução não seja adequada. Se tiver dúvidas descarregue a imagem coloque-a no Curriculum, ajuste-a à dimensão que pretende e imprima-a. Se a resolução for boa pode usar o logótipo, caso contrário não utilize, pois, o impacto que gostaria de ter acaba por ser desfavorável.

Exemplificamos com a tabela anterior, utilizando Times New Roman no texto e Arial Black nos títulos.

Fig. 5 Curriculum Vitae Português com Tabelas, Logos, Texto Times New Roman, Títulos Arial Black
Fig. 5 Curriculum Vitae Português com Tabelas, Logos, Texto Times New Roman, Títulos Arial Black

Parece ter um impacto maior e melhor legibilidade.

Criar Curriculum Vitae Português com 1 ou 2 páginas

O modelo de 1 página serve para quem não tem muito a dizer ou que aposta numa apresentação minimalista.

O modelo de 2 páginas é provavelmente o que melhor se ajusta. É mais prático e tem mais espaço para apresentar o histórico da carreira profissional.

Finalmente, disponibilizamos o documento “Word” com o exemplo em duas páginas que apresentámos e que pode descarregar, basta clicar neste link e tem à sua disposição o documento com Curriculum Vitae em português com 2 páginas

Utilize-o à vontade e sucesso na sua utilização.

Veja Também:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Inovation, a way to fight the crisis

Vamos experimentar a utilização do ChatGPT

As Soft Skills que estão em alta em Portugal